Os Conselhos de Museologia, reunidos no Sistema COFEM/COREMs, receberam com espanto e preocupação a notícia da exoneração do Diretor do Museu da República, o Museólogo e Professor Mário de Souza Chagas.
🔸️Cientes de nossa responsabilidade, acompanhamos a situação com atenção, buscando o diálogo com as pessoas e instituições envolvidas. Informamos que foram expedidas comunicações oficiais, a fim de obtermos informações consistentes sobre os fatos e justificativas que fundamentaram a decisão.
🔸️Destacamos que a Administração Pública deve primar pela democracia e pela transparência, orientando-se em conformidade com os princípios que regem a República na defesa da integridade e da soberania do interesse coletivo, sem descuidar dos direitos individuais, quando cabíveis. São as balizas que regem nosso Sistema e que devem guiar todas as instituições públicas no estado de direito.
🔸️Confiantes nas nossas instituições, reafirmamos nossa disposição para o diálogo e a mediação, visando o fortalecimento e a valorização dos nossos museus e do patrimônio nacional, na proteção das conquistas democráticas e na defesa do interesse público dos(as) profissionais Museólogos(as) e da sociedade civil.