Corem5r – PR/SC

QUEM SOMOS

Estrutura – COREM 5R – Composição atual – 2024

O Conselho Regional de Museologia 5ª Região PR e SC – COREM 5R foi reestabelecido em 2001 com abrangência nesses dois estados brasileiros.

Sua sede administrativa foi inicialmente em Curitiba e por volta dos anos 2010 foi transferida para Florianópolis, onde se mantém até hoje. Ao longos dos anos passou por diversas situações e gestões, atuou junto a outros órgãos de fiscalização em Santa Catarina e esteve presente nos diálogos sobre a criação de cursos de bacharelado em Museologia em SC e PR. 

A instituição vem se fortalecendo ante a instituições e atuando mais próximo não somente dos profissionais museológos registrados, mas também nos museus públicos e privados da jurisdição do 5R.

É formado atualmente por conselheiros titulares e suplentes de diversas cidades de SC e PR, que contribuem com o Conselho de forma não remunerada, atuando de forma colaborativa e dialógica com a área museológica. Todo ano são realizadas eleições a fim de renovar o quadro de conselheiros, conforme resolução específica do COFEM e também são formadas comissões que atuam na comunicação, fiscalização e legislação do Corem 5R, auxiliando a Diretoria.

O COREM 5R além de fiscalização do exercício do profissional museólogo, realiza diversas ações de fiscalização em museus, contribuindo assim para o crescimento e consolidação da área museológica junto à área cultural brasileira. Desejamos a todos uma ótima leitura dos documentos e arquivos aqui presentes no site do COREM 5R e seguimos à disposição via email corem5r@gmail.com

Franciele Maziero (Presidente)

https://lattes.cnpq.br/3481618147994162

Mora em Araranguá (SC).

Graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Especialista em Gestão Cultural; cultura, desenvolvimento e mercado pelo Centro Universitário SENAC (SENAC) e estudante do MBA Executivo; Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos (FGV). Tem experiência na área de Plano Museológico, Gestão de Acervos e coleções, Documentação Museológica e projetos culturais.

Trabalhou em diversas prefeituras catarinenses e desde 2022, presta assessoria museológica em Araranguá (SC).

Atua também em projetos culturais contemplados em editais públicos.

João Paulo Corrêa (Vice-presidente)

Mora em Imbituba (SC). Graduado em Museologia Centro Universitário Barriga Verde pela (UNIBAVE).

Elabora projetos museográficos, expográficos, luminotécnicos, maquetes eletrônicas 3D para exposições, museus e centros culturais.

Acompanha projetos arquitetônicos e paisagísticos de cunho cultural.

Desenvolve formação docente, discente e comunitária no que tange ao patrimônio material, imaterial, ecomuseológicas e museologia comunitária.

É gerente na empresa Viés Cultural Museologia e Patrimônio.

Denize Gonzaga Santos (Secretária)

Mora em Florianópolis (SC).

Graduada em História pela UFSC e em Museologia pela Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Possui experiência em mediação de exposições, elaboração de projetos para leis de incentivo e execução de projetos culturais.

Atuou como diretora de acervo da Associação Cultural Cinemateca Catarinense e parecerista da Comissão de Acervo e Pauta do Museu da Imagem e do Som da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Fernanda Cheffer Moreira (Tesoureira)

https://lattes.cnpq.br/7345042794782594

Mora em Curitiba (PR).

Graduada em Jornalismo (2012) e pós-graduada em Produção da Arte e Gestão da Cultura (2015), ambas as formações pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Formada em Museologia (2023) pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Compõe a equipe curatorial do espaço cultural da Santa Casa (Museu da História da Medicina do Paraná) desde 2015.

Atua como produtora cultural, editora e gestora de processos em projetos culturais no Paraná e São Paulo.

Conselheiros Titulares

Denize Gonzaga Santos (SC) – Gestão 2024-2026

Fernanda Cheffer Moreira (PR)Gestão 2024-2026

Franciele Maziero (SC)
Gestão 2022-2024

João Paulo Corrêa (SC)
Gestão 2024-2026

Letícia Oracilda Acosta Porto (PR)
Gestão 2024-2026

Marcella Monteiro Borel (SC)
Gestão 2024-2026