Atenção Museólogos e museólogas registrados no COREM 5R:
Em atenção ao período de votação nas Eleições 2025 do COREM 5R que se inicia na data de hoje (03/11/2025 a 09/11/2025), comunicamos abaixo o link para participação no pleito:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
– assinalar somente 1 candidato às vagas disponíveis. Em caso de voto nulo, assinale “NULO”.
– o voto é obrigatório a todos os registrados;
– serão validados os votos dos museólogos adimplentes
Parágrafo único: As (os) museólogas (os) que celebrarem acordos de parcelamento de débitos com o COREM 5R e que estejam cumprindo integralmente o acordado são consideradas (os) adimplentes com suas anuidades para efeitos de direito de voto e de elegibilidade.
– é necessário fazer o upload do RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional do COREM 5R.
– O voto é obrigatório para todas (os) as (os) museólogas (os) registradas (os) no COREM 5R, salvo as (os) maiores de 70 anos.
Aos registrados que não votarem (vide artigo 13º do edital de Eleições):
Art. 13º – A (o) museóloga (o) eleitor (a) que, deixar de votar por motivo justificado, deverá encaminhar justificativa por e-mail à Comissão Eleitoral [endereço: eleicoes2025corem5r@gmail.com] de 19/11/2025 até 05/12/2025, acompanhada de comprovante.
Conheça os candidatos:
GILIARD DE SOUZA – Mora em São José/SC. É Bacharel em Museologia pela UFSC (2018). Registro profissional é o 0183-I no COREM 5R. É Licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi (2017). Possui diversos cursos na área de conservação e restauração de papel e na área de artes em geral. Atuou como Educador Oficineiro de 2005 a 2007, (ministrando oficinas de arte educação para crianças, adolescentes e idosos). Educador Social também em 2005. Coordenador de casa de idosos em 2006. Coordenador de projetos educacionais em 2007. Responsável pela conservação e restauração do acervo bibliográfico (legionários, breviários e missão) da capela Nossa Senhora do Amparo em 2007.
Atuou também no Museu do Judiciário Catarinense – Conservador do acervo processual do TJSC do século XIX e início do XX de 2010 a 2012 e participou da curadoria da exposição “NO TEMPO DO DIVINO” promovida pela Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros no Museu Histórico de São José/SC em 2017. Estagiou na área de conservação, documentação e ação educativa em 2017, no Arquivo
Histórico de São José/SC. Atualmente atua em atividades de conservação – restauração com ênfase em suporte papel e cerâmica de coleções privadas na região de Florianópolis. É pesquisador da cultura popular catarinense, tendo artigos e livros já publicados.
MAURO RAMOS CESARO – Mora em Curitiba/PR. Possui ensino superior em: Filosofia, Teologia, Música, Museologia e Serviço Social. Seu número de registro profissional no COREM 5R é 0188-I. Tem como competências na área museológica: Práticas Museológicas, Projetos de Exposições, Pesquisas e Estudos de Públicos, Acervos, Curadorias, EPIs, Ações Educativas, Fichas Sociais, Análises Institucionais, Projetos de Intervenções e Avaliações.
Atuou no espaço cultural CAFÉ RACER como estagiário de Museologia de 2023-2024. No IBGE como Recenseador de 2022 a 2023, na Musical Gospel Produções como Coordenador de Eventos de 2005 a 2018, na Prefeitura Municipal de Curitiba como Gestor Público Municipal de 2013 a 2016 e na Câmara Municipal de Curitiba como Assessor Parlamentar dos anos 2000 a 2012.
VÂNIA MEDEIROS RIBEIRO – Mestranda do PPG em Engenharia Metalúrgica do Centro Universitário UniSatc. Bacharel em Museologia pela Uniasselvi (2024) e museóloga COREM 5R 0202- I. Especialista em Mídias integradas na Educação do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Criciúma (2023). Possui Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é Coordenadora das Biblioteca da SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, atuando em biblioteca escolar e universitária. Participa do Conselho Editoral da Revista Vincci como Editora de Layout. Participa do grupo de pesquisa GPMP-SATC Mestrado Engenharia metalúrgica no CNPq. É membro da comissão organizadora do 1 Congresso Internacional de Inovação em Materiais e Manufatura INOVAMAT que tem como patrocinadores órgão de fomento como CNPQ, FAPESC e Mútua. É coordenadora do projeto de pesquisa Timeline da evolução processo educacional SATC: Museu de Tecnologia SATC com Convênio FINEP. Professora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário UNISATC.
