Celebrar 40 anos da profissão de museólogo (Lei Federal n.º 7.284/1984) no Dia do Museólogo (18/12) é reconhecer a trajetória de uma carreira dedicada à preservação, gestão, pesquisa e difusão do patrimônio cultural e histórico da humanidade. Desde o surgimento da profissão, os museólogos têm sido peça fundamental no desenvolvimento de práticas museológicas que promovem a preservação de coleções e acervos, o acesso ao conhecimento, à memória e a valorização das identidades culturais em suas diversas formas.
Ao longo destes 40 anos, os museólogos têm contribuído para organizar, conservar e democratizar o acesso a bens culturais, por meio de inventários, exposições, projetos educativos e culturais que fortalecem o papel dos museus como espaços de diálogo, inclusão e principalmente preservação. Essa celebração marca não apenas o avanço da profissionalização, mas também a consolidação de uma profissão que articula conhecimento interdisciplinar com sensibilidade cultural. Os desafios da atualidade exigem a adaptação e a atualização constante da teoria e prática museológica, com o compromisso de preservar as diversas culturas existentes no Brasil e divulgá-las.
Os 40 anos da profissão são também uma oportunidade para celebrar as contribuições desses profissionais em contextos diversos, seja na gestão de grandes instituições museológicas, seja no trabalho com coleções comunitárias, seja no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à pesquisa ou na criação de estratégias de salvaguarda de acervos e coleções.
Neste momento de comemoração, cabe refletir sobre o futuro da profissão, destacando a necessidade de políticas públicas de apoio aos museus, reflexão sobre a identidade dos profissionais museólogos e, acima de tudo, valorização profissional. Parabéns aos profissionais que contribuíram e continuam contribuindo para o fortalecimento dessa profissão tão importante. Que os próximos anos sejam repletos de novos desafios, conquistas e histórias inspiradoras!
Franciele Maziero
Presidente| COREM 5R
18/12/2024